A Periodontite é uma doença bucal inflamatória que se inicia com a má higienização bucal, com o acúmulo de placa bacteriana e tártaro. Ela acomete as gengivas e o osso, e a inflamação leva, ao longo do tempo, a perda gradativa desses tecidos que suportam os dentes. Muitas vezes levam a perda dos dentes.
Sabemos que indivíduos diabéticos tem bem mais chances de desenvolver a Periodontite. A hiperglicemia que ocorre no indivíduo diabético compromete o sistema vascular, a resposta imune e inflamatória, e a reparação tecidual, levando assim a essa predisposição para o desenvolvimento da Periodontite.
A Periodontite geralmente tem progressão mais rápida no diabético, e pode se manifestar de forma mais grave do que em indivíduos não diabéticos. Também notamos que a Periodontite favorece a hiperglicemia, e quando a doença periodontal é tratada, tende a estabilizar a glicemia nesses indivíduos.
A Diabetes é uma doença inflamatória, e como toda doença inflamatória, acaba levando a Cardiopatias, que é uma das complicações mais comuns da Diabetes.Quando o indivíduo diabético entra em hiperglicemia, gera o estresse oxidativo, que é um desequilíbrio entre geração de compostos oxidantes e atuação do sistema antioxidante. Este colesterol oxidado pelo processo gruda na parede da artéria que está alterada, ou "machucada", formando as placas de ateroma, que dão origem às Cardiopatias.
Por isso é de extrema importância ao indivíduo diabético as consultas regulares ao Periodontista, que deverá estar sempre em comunicação com o Endocrinologista do paciente, afim de serem tomadas condutas conjuntas para o controle de ambas as doenças.