A Periodontite é uma doença bucal que atinge os tecidos que suportam os dentes (gengivas e osso), levando a uma perda progressiva desses tecidos. Ela geralmente se inicia com a gengivite, que é uma inflamação das gengivas decorrente do acúmulo de placa bacteriana e tártaro nos dentes, causada pela má higienização bucal.As bactérias começam a se acumular na região entre dentes e gengiva, junto com a placa bacteriana, que se não removida adequadamente (tanto na higienização diária quanto na profilaxia profissional em consultório) piora o quadro de inflamação, e essa inflamação começa a atingir os tecidos mais profundos, como ligamento periodontal e osso. Por isso ouvimos histórias de "dentes que ficam moles e caem", e, em um caso mais severo, é exatamente o que pode acontecer.
Quais são os principais sintomas da Periodontite?
- Sangramento gengival
- Mau-hálito
- Gosto ruim na boca
- Gengivas inchadas
- Gengivas avermelhadas e/ou escurecidas
- Raízes dos dentes expostas
Quais são os fatores de risco para a doença?
- Tabagismo
- Diabetes
- Doenças autoimunes
- Obesidade
- Alterações hormonais (como no caso das mulheres em menopausa, na gravidez, por exemplo)
- Estresse
- Má higienização bucal
- Histórico da doença na família
Como é diagnosticada a doença?
A Periodontite é diagnosticada pelo Cirurgião-Dentista nas consultas de rotina. Ele irá observar a característica das gengivas, se há inflamação ou sangramento, mobilidade em algum dente, etc. Vai solicitar exames de rx, e realizar a sondagem periodontal, que é um exame para verificar se já há perda óssea em algum dente.Geralmente é o Periodontista quem fechará o diagnóstico e o planejamento do caso, mas clínicos-gerais também podem ser capacitados, dependendo da complexidade do caso.Geralmente a Periodontite não causa dor, por isso nem sempre é de fácil diagnóstico.
Existe prevenção para a Periodontite?
Sim! A primeira delas é manter as consultas de rotina com seu Dentista sempre em dia: ele será o primeiro a notar qualquer sinal ou sintoma da doença. Essa consulta deve ser feita pelo menos 2 vezes ao ano, para exames e profilaxia.A segunda forma de prevenção é a correta higienização diária feita pelo paciente em casa. Ela basicamente se resume a correta escovação e uso diário do fio-dental, mas será sempre individualizada para cada caso pelo seu Dentista, podendo incluir também escovas interdentais e bochechos, por exemplo.
Como funciona o tratamento para a doença?
Após correto fechamento do diagnóstico, podemos tratar a Periodontite de algumas formas diferentes, dependendo da severidade de cada caso.Casos mais leves e iniciais podem ser tratados com uma boa Profilaxia profissional. Orientação sobre a higienização correta ao paciente é imprescindível, o paciente deve seguir a risca todas as instruções para o sucesso do tratamento. A medida que os casos se tornam mais complexos, incluiremos ao tratamento raspagens subgengivais sob anestesia local, cirurgias para acessar áreas mais difíceis e profundas, uso de medicamentos como antibióticos e bochechos específicos. Casos muito graves podem ter a indicação de extração dos dentes acometidos.O melhor tratamento sempre será a prevenção, pois as estruturas perdidas jamais serão novamente restituídas, só manteremos as regiões afetadas sob controle, sem inflamação e sem avanço da doença.Por isso prevenir é sempre o melhor investimento!